NOSSA HISTÓRIA

 

O 1º brasão !!!

Nosso 1º Brasão

O nosso atual brasão !!!

Nosso Brasão Remodelado


            Esta história começou no ano de 1947, quando 6 amigos apaixonados por motocicletas, resolveram criar o Moto Clube de Petrópolis com o objetivo de participar da corridas de "motocicleta e de bicicleta” que aconteciam em Petrópolis e realizar passeios e viagens entre os amigos "vale frisar, que naquela época, as estradas eram em sua maioria de terra e as motos usadas eram JAVA, NORTON, INDIAN e HARLEY DAVIDSON" e fazer trabalhos sociais. Também já eram muito concorridos os "saraus" que o MCP organizava na cidade.

            Até onde conseguimos pesquisar, e em longas conversas com os integrantes ainda vivos, o MCP foi o primeiro moto clube, a ter em seus quadros de sócios uma mulher motociclista. Era uma jovem senhora, que residia na cidade do Rio de Janeiro, que pilotava uma Harley-Davidson 1200cc com side-car e gostava muito de andar de motocicleta. Um dia ela ficou sabendo da existencia do MCP e como na época ainda não existia nenhum M.C. na cidade do Rio de Janeiro, ela veio até Petrópolis e seguiu até à sede do MCP que se localizava no centro da cidade, onde hoje funciona uma academa de ginastica. Se apresentou ao Sr. Waldemar Sampaio, que ocupava o cargo de Presidente e pediu informações sobre como e se poderia fazer parte do moto clube. O Presidente de início, não acreditou que aquela jovem senhora pilotava uma motocicleta daquele porte, até porque, não era comum e pela época em si, as mulheres eram muito tolidas em suas vontades e com certeza ela passou por muito preconceito, mas a jovem Triana não se fez por rogada e levou o nosso Presidente até à rua e lhe mostrou sua motocicleta, pediu que ele entrasse no side-car e deu uma volta pela ruas do centro. Convencido, de que realmente ela pilotava a motocicleta, ele lhe solicitou os seus documentos para haveriguar se ela tinha a "carta de habilitação" e vendo que ela tinha todos os documentos solicitados, deu-lhe os parabéns e a tornou a "primeira mulher integrante" do Moto Clube de Petrópolis. Interesante lembrar, que a jovem Triana era casada e seu esposo não pilotava motocicleta e andava com ela no side-car, ele tocava bateria e com isso, começou a tocar nas festas organizadas pelo moto clube.

            O MCP continuou com suas atividades, organizando passeios, festas e corridas de motocicletas e de bicicletas. Foram muitas as cidades visitadas pelos integrantes do MCP: Barão de Vassouras, Volta Redonda, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, São Paulo, Belo Horizonte, nos anos 50, Brasilia (1961) entre outras.

            Esta versão durou até o ano de 1978, quando suas atividades esportivas e filantrópicas foram paralisadas até o ano de 2002

            No ano de 2002, um novo grupo de motociclistas estradeiros resolveram reativar as atividades do Moto Clube de Petrópolis, porém com a finalidade de fazer viagens e dar continuidade as atividades filantrópicas, onde teve uma grande aceitação conquistando a confiança do poder Público, da sociedade e de muitos integrantes.

            No ano de 2003 com a parceria entre o Moto Clube de Petrópolis, a Prefeitura Municipal de Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo, Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro (AMO-RJ) e as Entidades Filantrópicas resolvemos fazer o nosso 1º Encontro Nacional no "Parque de Exposições de Itaipava", que foi um grande sucesso apesar de nossa pouca experiência. Passamos a ser referência na região, onde tivemos a presença de mais de 70 Moto Clubes registrando mais de 2000 motociclistas, fazendo uma grande festa.

            Realizamos ainda o primeiro Passeio Motociclistico da Serra, onde tivemos a participação de aproximadamente 640 motocicletas seguindo em direção à Paraíba do Sul, onde chegando no Hotel e Pousada Sarandy, os participantes do passeio foram recebidos por uma banda de "rock and roll" e um churrasco para ninguém botar defeito.

            No ano de 2005, com uma maior divulgação e um trabalho social mais expressivo, realizamos o nosso 2º Encontro Nacional na "Praça de Nogueira", que veio a nos consolidar mais ainda dentro do cenário motociclístico, onde registramos mais de 180 Moto Clubes com presença de mais de 4000 motociclistas, nos mostrando que estávamos no caminho certo e fazendo lazer e responsabilidade social, praticando a solidariedade e amor ao próximo. Ainda em 2005, realizamos o segundo Passeio Motociclistico da Serra, onde tivemos a participação de mais de 1200 motocicletas, seguindo em direção à Fazenda 3 Vales em S. J. do Vale do Rio Preto. Lá além da tradicional Banda de Rock and Roll e do churrasco, os participantes puderam usufruir de uma maravilhosa piscina de "água natural que saía direto de uma fonte".

            No ano de 2006, foi realizado nos dias "19, 20 e 21 de Maio" o nosso 3º Encontro Nacional de Motociclistas e comemoramos os 59 anos de fundação do MC de Petrópolis e tentamos nos consolidar entre os melhores Encontros de Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro. Neste evento tivemos a presença de 210 Moto Clubes e 6000 motociclistas visitando a nossa cidade, marcando assim mais um capítulo de nossa história. A Festa foi aconteceu em uns dos mais belos Cartões Postais de Petrópolis, o "Palácio de Cristal ".

2007

Um ano muito importante para todos os integrantes, amigos e admiradores do MCP !!!

            Realizamos uma belíssima festa nos dias "18, 19 e 20 de Maio". O  nosso 4º Encontro Nacional de Motociclistas, foi especial, pois junto, comemoramos os 60 anos de fundação e de vida do MCP.

            O encontro, aconteceu no Parque Municipal de Petrópolis. Com uma áres de 150.000 metros quadrados destinada ao lazer. Possui quadras de esporte, ciclovia, local para caminhada, aluguel de bicicletas, picadeiro de areia, local para shows e festas populares, Horto Municipal Chico Mendes e Capela de São Cristóvão. Seus principais eventos são: Procissão de São Cristóvão, Exposição Internacional de Cães de Raça, a Exposição Agropecuária de Petrópolis – maior festa country do Estado do Rio de Janeiro e agora o Encontro Nacional de Motociclistas. 

            Recebemos a grande notícia, depois de muito empenho e trabalho, que a partir deste ano, a nossa festa estava entrando oficialmente no "Calendário Anual de Eventos" da Prefeitura Municipal de Petrópolis. Foram 4 anos de muito trabalho, mostrando para o "Poder Público" e para a "Sociedade Civil Organizada", que a festa é muito importante para a cidade, para a rede hoteleira, para o comércio, para o turismo e o principal, para as várias "Instituições Beneficentes" que conseguimos ajudar com a arrecadação de alimentos, materiais de higiene, limpeza e roupas, aue fazemos durante o evento.

            Recebemos com alegria e muita satisfação,  mais de 280 Moto Clubes e Moto Grupos  e Irmãos Motociclistas, das mais diversas cidades do  Brasil e alguns "Irmãos Motociclistas" do Uruguai e da Argentina, segundo estimativa feita pela Prefeitura, tivemos durante os três dias de festa, aproximadamente 10.000 pessoas participando do evento. Esta informação nos deixou muito contentes, mas serviu-nos de comprovação de que estamos no caminho certo, preocupados em realizar uma festa voltada exclusivamente para os "Irmãos Motociclistas", e também um alerte, de que devemos continuar trabalhando para o seu engrandecimento, sem nunca deixar de lado o nosso principal objetivo, que é...

Um Encontro feito de "Motociclistas" para "Motociclistas" !!!


Hoje contamos com 12 (doze) motociclistas formando esta família unida.

E ainda se encontram vivos 4 (quatro) dos 77 (setenta e sete) integrantes da época da fundação do MCP.

Fazemos questão de seguir os mesmos ideais e a mesma filosofia dos fundadores.

Somos filiados à LPD (Liga Petropolitana de Desportos) e à AMO-RJ (Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro). 

PRINCIPAIS OBJETIVOS

- Organizar passeios de motocicleta pelas estradas de todo Brasil e no exterior, sejam para encontros motociclísticos ou não, divulgando o nome da cidade de Petrópolis.

 - Organizar encontros motociclísticos e outros eventos com a finalidade de promover a integração e fraternidade entre os motociclistas de diversas partes do Brasil e do mundo.

 - Realizar trabalhos de assistência social, atendendo as entidades carentes do município de Petrópolis.